quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Algumas de nossas Artes

Aikijujutsu
A origem do Aikijujutsu, arte marcial praticada na antiguidade pelos nobres japoneses perde-se na história já que o Japão antigo não dominava a prática da escrita, restringindo o conhecimento passado apenas à forma oral.
Diz-se que sua origem vem da arte da espada, o Kenjutsu, e que foi criado para o combate na ausência da espada quando não havia outras soluções para a defesa que não o conceito do Sukima (vazio). Sukima ou Ku é um fundamento básico do Aikijujutsu, e nos mostra como fazer com que um adversário chegue a derrota apenas usando os conceitos dos quatro elementos, água, fogo, ar e terra.
Sabe-se que Minamoto No Yoshimitsu, e seu irmão Yoshilie Minamoto do clã de Aizu aperfeiçoaram as técnicas guerreiras que já existiam no seu e em outros Clãs, cujas origens como já dissemos se perdem no tempo. Minamoto distinguiu-se como famoso professor de Lança (SOJUTSU) e seu irmão Yoshilie Minamoto como arqueiro KIUJUTSU, além de ambos serem Mestres de TAIJUTSU.
O filho mais velho de Yoshimitsu Minamoto, Yoshikio mudou-se para a área conhecida como Kai e fundou uma nova ramificação da família denominando Kai Genji Takeda. Significando, Kai o local, Genji o nome original da família, e Takeda o novo nome da família. A família, Takeda desenvolveu Artes Marciais de Estilos próprios incluindo, A Arte de Cavalgar, Lança Espada e Técnicas de Aikijujutsu. Ainda atualmente as únicas escolas de cavalgar do Japão são a Takeda Ryu e OgaSawara Ryu e ambas atribuem à Minamoto No Yoshimitsu como seu fundador.
O Aikijujutsu é assim uma arte muito antiga, que se baseia na harmonia e na utilização do Ki. O Ki é a manifestação de tudo que nos envolve e a nós mesmos. No Aikijujutsu, se focaliza os estudos em sua condução e direcionamento e para tanto são usadas movimentações circulares que envolvem totalmente o adversário colocando-o a nossa total vontade.Seus golpes se organizam em chaves, torções e imobilizações, de modo a invalidar o inimigo buscando a harmonia do corpo. Assim como o uso dos círculos para colocação de atemis o que é estudado em sua forma Orosu (Forma violenta).
O nome da arte pode ser traduzida para o português da seguinte forma:
Ai: harmonia,amor
Ki: energia, força vital
Ju: flexibilidade
Jutsu: arte
O AikiJuJutsu, desde sua organização por Minamoto no Yoshimitsu, teve vários caminhos distintos, que resultaram em diferentes estilos, como o Daito Ryu Aiki JuJutsu, fundado por Sokaku Takeda do qual se originaram o Aikido e o Hapkido.
O Aikijujutsu é um sistema fascinante, mas de difícil aprendizado, em seu inicio principalmente, pois o praticante tem que aprender a se mover com fluidez e principalmente tem que achar o centro de equilíbrio de si mesmo (corpo, mente e espírito). Pode ser uma arte extremamente suave com a qual o inimigo é mantido sobre controle em sua insignificância ou pode se tornar dura então o esmagando violentamente com seus golpes da forma Orosu. No Aikijujutsu o lutador é como o sol, pode dar conforto, mas também pode queimar impiedosamente.
Em breve falaremos sobre particularidades de nosso sistema.

Jujutsu

O Jujutsu é um dos mais antigos sistemas de combate do Japão e se dedica a envolver o inimigo com golpes a curta distancia para então lança-lo ao solo de maneira brutal e ali terminar sua destruição.
No jujutsu se usam inúmeras projeções de origem semi circular e uma variedade imensa de chaves, torções e atemis que podem ser desferidos tanto em pé como no solo. Mas o jujutsu difere em muito do Jiu-jitsu que hoje é conhecido em nosso país. A origem dele é a guerra e suas técnicas não são baseadas em regras e nem voltadas para competições que servem apenas para inflar EGOS. O objetivo do Jujutsu é a sobrevivência e para tanto se vale de um universo vasto de técnicas.
A sua origem se perde no tempo nos deixando rastros de que tenha sido influenciado por artes da Índia omesclada a técnicas dos povos primitivos japoneses.
O jujutsu treinado dentro do Hiten mantém as raízes de sua criação e é uma arte de extrema eficiência que no passado era uma incrível arma de combate para as tropas japonesas que conquistaram grande parte da Ásia. O refinamento de nossas técnicas se deve a milhares de anos de tradição nas artes da guerra que começaram com Shiro Tanaka e seguem até os dias atuais.

Kenpo

Para traçarmos uma origem para o Kenpo temos que voltar a china e a Bodhidarma.
No ano 520 d.C. o monge Bhodidarma (Ta Mo para os chineses, Dharuma no Japão), 28º patriarca budista e introdutor da doutrina Zen, viajou em peregrinação da Índia a China, indo para o norte, para o Reino de Wei, com o intuito de divulgar os princípios do Budismo Zen , ocorrendo assim o fantástico encontro com o imperador Wu, da dinastia Liang. Este encontro está registrado, devido as intensas discussões e conversações ocorridas entre os dois sobre o Budismo. Para Bhodidarma o encontro não teve validade. As palavras de Bhodidarma ao imperador nada significavam e assim, ressentido por suas tentativas, Bhodidarma deixou o palácio do Imperador e viajou para a província de Honan, onde ingressou no templo Shaolin (Shorinji em japonês).
Conta-se que, ao chegar, teria ficado insatisfeito com a pouca resistência física dos monges durante a prática de exercícios de desenvolvimento espiritual. Os monges estavam em péssimo estado, física e mentalmente, devido ao excesso de tempo que gastavam exclusivamente com meditação. Com o intuito de melhorar a forma física dos monges, desenvolveu uma série de exercícios conhecida como Shih Pa Lo Han Sho ou As 18 mãos de Lo Han. Esses exercícios, que são a base para quase todas as artes marciais existentes não foram originalmente destinados como método de luta. Elas eram uma maneira com a qual os monges poderiam preservar sua saúde física enquanto praticavam exercícios de meditação. Mas dizem que Bodhidarma ou Daruma lhes ensinou também secretamente uma aplicação marcial para tais técnicas que pertenciam a um sistema secreto de combate que ele tinha visto em seus “ sonhos “.
Com o tempo e a entrada do conhecimento chinês no Japão esta arte secreta chegou até o país do sol nascente e se desenvolveu para uma atividade de guerra altamente belicosa, chamada Kenpo.
O nome da arte pode ser traduzida para o português da seguinte forma:
Ken - punhos
Po - método, modelo
O "método dos punhos" objetiva a sobrevivência a todo custo, sendo considerada por muitos, uma prática de extrema violência, onde a velocidade e letalidade são colocadas em um grau de eficiência nunca sonhado antes.
Diz um ditado que, no tempo de uma pétala de rosa cair ao chão, um praticante de Kenpo deveria realizar mais de mil movimentos.
O Kenpo é uma arte marcial voltada para a eficiência, onde são explorados movimentos rápidos e agressivos em um fluxo dinâmico que quando iniciado não pode ser parado. Sua filosofia é causar o maior dano no menor espaço de tempo possível.
O Kenpo foi desenvolvido para fins de guerra, e por isso foi posteriormente proibido no Japão, ficando restrito somente a poucos grupos que tinham como finalidade a prática marcial como meio de arte de guerra.
No Kenpo o corpo é considerado uma arma e seu treinamento prepara o homem para realizar e absorver todos os ataques que por ventura venham contra ele. Todos os movimentos são ataques e defesas ao mesmo tempo tornando assim essa uma arte sem igual.
Estudamos anatomia, uso do Ki, movimentação fluídica e vários outros itens nesta fantástica arte marcial que faz parte do Hiten.

Koppojutsu
A Arte do KOPPOJUTSU visa quebrar as partes mais vulneráveis da estrutura óssea do corpo humano, tanto por meio de atemis, como por chaves de articulações semelhantes as do Aikijujutsu ou do Gyaku te jutsu. Para isso o praticante tem que saber quais são estas partes, quais as maneiras mais corretas de se bater ou torcer cada uma delas e qual o angulo da batida ou chave. Esses fatores variam de ponto para ponto e requerem um estudo extenso por parte do praticante.
Na maior parte dos RYUs (ESCOLAS) atuais ,da Arte SHINOBI ou do Bujutsu,o KOPPOJUTSU é ensinado ao aluno após este alcançar certa graduação e assim também o é no Hiten.
Não é necessária muita força física para se aplicar os golpes desta arte, pois o esqueleto humano não apresenta grande resistência a impactos ,quando dados da maneira correta. Um fator que influencia é a massa muscular que o inimigo tem sobrepondo certas regiões de sua estrutura óssea, mas dentro do KOPPOJUTSU ,grande parte dos pontos a serem atacados, não são cobertos por grandes volumes musculares.
O KOPPOJUTSU é um sistema, que estuda as zonas mortais do corpo humano, e com isso deve ser ensinado com responsabilidade.
Agradeço muito aos meus Mestres, Shihan F. Shizuki, um dos únicos a dominar integralmente esta técnica nos dias atuais, e Shihan Massaro Tanaka, considerado o maior expoente do koppojutsu nos dias atuais, que me ensinaram esta arte em sua integra.

Koryu-no-bujutsu

Koryu é um termo que se refere às escolas ou tradições antigas e quando citamos koryu no Bujutsu passamos a nos referir as escolas antigas da arte da guerra.
Ko – antigo
Ryu – escola
Bu – guerra
Jutsu – arte
No super sistema Koryu-no-bujutsu de nossa escola vemos vários estilos de sistemas de guerra praticados antes no passado, sistemas antes que envolvem técnicas estratégia e meditação.
Com o koryu-no-bujutsu tentamos manter os sistemas antigos para que o guerreiro de hoje entenda como eram praticadas as artes marciais a séculos atrás no Japão. Com isso mostramos as raízes destes sistemas de combate e mantemos preservadas suas técnicas mais secretas, não as deixando cair no esquecimento.
Os sistemas de guerra foram desenvolvidos pelos Bushi, guerreiros, sejam eles Samurais, Sohei, Yamabushi ou qualquer outra das classes existentes na época no Japão, e foram desenvolvidas para os campos de batalha, visando a sobrevivência que era conseguida pela eliminação sumaria do inimigo. Devido a isso os sistemas de Koryu possuem técnicas de alto valor bélico que se tornam indispensáveis na evolução de um guerreiro, principalmente em uma sociedade conturbada como a nossa, nos dias atuais.
Como existem muitos subsistemas dentro do Koryu-no-bujutsu adotamos uma nomenclatura o mais próxima possível da antiga, mas sem prejudicar o aluno fazendo-o assimilar muitos nomes para a mesma coisa e assim perder um tempo que poderia ser usado no aprimoramento técnico.
Por último devo dizer que Koryu-no-bujutsu é uma arte do sistema interno de nossa escola e apenas é ensinada em sua integra a aqueles que tem seu caminho traçado pelos ditames da honra, respeito e disciplina.



2 comentários:

  1. muito bom....
    estou interessado no assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nosso canal de vídeos abertos:
      http://www.youtube.com/user/UltimateHitokiri?feature=mhee

      Creio que viu parcialmente em nossos vídeos como funciona nosso sistema, mas vou detalhar aqui:

      As aulas são liberadas semanalmente (libero o link do nosso canal reservado de vídeos onde vc poderá assistir ou baixar) mas dependendo de sua evolução posso acelerar isso sem custo algum para você. Todas as aulas estão postadas em HD720 oque lhes dá uma resolução muito boa.

      Seu desenvolvimento e graduação dependerá apenas de você mesmo, quando dominar as técnicas do nível o avaliarei e se tudo der certo você vai para o próximo. Na avaliação lhe pedirei que filme certas técnicas e me envie (depois explicarei como).

      Nossa graduação no Bujutsu-Ninjutsu é baseada no sistema clássico e não em kyu´s e dan´s. Assim sendo ela esta baseada em Títulos:

      Kohai
      deshi 1
      deshi 2 (uchi deshi)
      Shoden 1 a 5
      chuden 1 a 5
      joden 1 a 5
      okuden 1 a 5
      hiden 1 a 5

      as disciplinas de nossa grade estão espalhadas por estes níveis.

      Você iniciará vendo o seguinte bloco técnico:

      Kempo - Dakentaijutsu
      Jujutsu - Jutaijutsu
      Aikijujutsu - Gyakute

      Caso tenha interesse em nosso sistema de Krav Maga a graduação é a seguinte:
      Branca
      Verde 1 a 5
      Marrom 1 a 5 (instrutor)
      Preta 1 a 5 (Professor)
      Vermelha 1 a 5 (1 a 4 Mestre - 5 Gão Mestre)

      Valor Mensal: Bujutsu-Ninjutsu = R$70,00
      Krav Maga = R$70,00
      Integral (Tudo) = R$100,00

      Banco: Caixa Econômica Federal
      Agencia: 2970
      Conta: 4869-2
      Operação 013 (poupança)
      Nome: Rogério Luis Gouveia Costa.

      Peço a todos que me enviem cópia ou os dados do depósito para que possa organizar as fichas de pagamento.


      Peço que os alunos sempre tirem suas duvidas rapidamente seja por email, msn. google talk ou skype. Hoje a internet facilita muito o contato e não realizá-lo é uma falha muito grande.

      Se houver mais alguma duvida me avise.

      Aguardo contato
      hitokri.shin@gmail.com

      Até mais!

      Excluir