terça-feira, 4 de março de 2014

Arte de Guerra

Artes de Guerra: Os homens buscam mil nomes para explicar seus sistemas de combate mas a verdade é que existe uma raiz e uma trilha comum a todos eles. 
Mas deixem-me exemplificar: Como sabemos hoje as artes de Guerra remetem a milhares de anos e podemos traçar sua origem nos povos da antiga Suméria e Babilônia. De lá essas artes seguiram seu caminho e chegaram até vários países como o Egito e a Índia. Algumas delas levadas pelas tribos hebraicas que se espalharam pelo mundo.
O fato é que destes pontos houve nova propagação, por exemplo vejamos um desses caminhos e oque ele gerou.

Na antiga Índia e China as artes da guerra tomaram várias formas sendo que algumas visavam a destruição das articulações e a aplicação de movimentações circulares para chutes, socos... (Ba gua, Tai chi chuan, Chin na...) estas formas de combate foram levadas para outros pontos da asia até que chegaram ao Japão onde foram fundamentais para a origem do Aikijujutsu. Por sua vez o Aikijujutsu acabou dando origem a outras formas de luta como o Aikido (no Japão, sendo uma forma muito mais suave que afasta-se do uso marcial ou seja em guerra) e o Hapkido na coreia (que volta-se para o lado da guerra e tenta depois buscar outros elementos para abrir seu leque de marcialidade).
Longe dali, na Russia, vemos uma arte de combate que hoje chamamos de Systema sendo criada e utilizando mecanismos circulares similares aos do Aikijujutsu, provindos da mesma raiz que deu origem as artes Indianas e Chinesas que acabaram influenciando a arte Japonesa.

Como um Shura nosso objetivo não é dominar uma arte de combate mas sim entender a raiz que deu forma a estas estruturas para com isso ir além dos elementos entendendo a verdadeira essência da guerra.

Em outro post falarei sobre esse caminho que deu origem a várias trilhas, algumas há séculos outras mais recentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário